quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Carta aos professores da minha escola

Olá, mais uma vez, a todas e todos!

É claro que os email-s não substituem conversas entre nós, professores, e entre professores, coord e direção. Mas sempre é bom experimentar mias novos e outros meios de nos comunicar..

então, sobre a Ação Social, o que podemos dizer é que temos que montar algo para apresentar no dia 14, e estamos juntos nessa, porfessores e coordenadores.. com tantos eventos para criar, coordenar, orientar, planejar e executar, só um trabalho grande de equipe para que o trabalho gere bons resultados.

Nossos desafios, além de quaisquer outros que existem em eventos escolares, perpassa também no nível de qualidade de ensino que podemos dar aos alunos durante as semanas que antecedem este e antecederão outros eventos. Sinto vos informar que, creio eu, durante esse ano, eventos e mais eventos virão (alguns bons, alguns propostos por nós profs. e coords., outros vindo de cima pra baixo, outros chatos.. enfim), mas que nenhum pode ofuscar e ocultar o maior objetivo desta e de qualquer outra escola: o processo de ensino-aprendizagem. Nosso objetivo é o aprendizado do aluno, e se eventos estão atrapalhado o andamento das aulas, precisamos pensar em novas formas de lidar com isso...

Por isso, convido-os para pensar comigo estratégias para essa primeira quinzena de março.. temos a Ação Social (14/03), COmbate a dengue (10/03), Reunião dos Pais (11/03), dia da poesia (15/03)... todas atividades que, uma hora ou outra, necessitarão de alunos saindo da sala para ensaiar algo ou realizar alguma atividade. Porém digo "necessitarão" com certo receio.. e esperança. Podemos trabalhar com estes meninos de outra forma? Podemos organizar os nossos planejamentos de outra forma? Sim, falta-nos horário até para sentar um pouco durante a semana, já que estamos há um mês sem janela para descanso (bom, no que se refere à gratificação por esses dias trabalhados, os efetivos poderão estar anotando -acredito eu, pois assim funcionou ano passado - em um caderno de horas extras as horas a mais trabalhadas - que acredito também serão pagas em horas de folga, pois dinheiro, vc sabem....)! Mas, mesmo assim, podemos ver o que será mais benéfico para o dia-a-dia da escola, para o processo de ensino nas salas, para os alunos, e para a (mínima) execução bem-sucedida das coisas..

No mais, digo tudo isso pela experiência minha do ano passado. Eu realmente não gostava de ver meus alunos entrando e saindo várias vezes sem muita organização, e atrapalharem a minha aula. Porém, houveram outros momentos que lá estava eu, retirando alunos de outras aulas! Mesmo que eu fosse movido por açoes pedagógicas e até bons sentimentos, nada substituia o olhar da professora que me comia com os olhos ao ver eu retirando 5 alunos para ensaiar urgentemente para uma peça tal pro um importantíssimo evento tal.

POdemos fazer de outra forma? qual os critérios para escolha dos alunos que participarão dos eventos? e como retirar os alunos da sala sem atrapalhar o planejamento do professor? e como levar uma atividade para dentro da sala sem atrapalhar o professor? MELHOR, como fazer com que as saídas de alunos e entrada de atividades extra-classe para dentro da sala (como esses dias houve -saúde bucal) sejam ações complementares e somem para o aperfeiçoamento do processo de aprendizagem?!

Por favor, pensemos nisso!
Estou aberto a receber respostas, comentários e sugestões de qualquer tipo, como coordenador, professor, amigo, estamos aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário